Andre Jung :: Biografia

Andre Jungmann Pinto é nascido em 12 de maio de 1961, original do Recife-PE.

Andre mudou-se para São Paulo, quando sua família teve de deixar o Recife por conta do golpe militar em 1964. Cursou jornalismo na ECA(USP) e estudou bateria e percussão com os professores Dinho Gonçalves, Zé Eduardo Nazário e John Boudler.

Entre 78 e 82, Andre tocou com diversos artistas da cena paulistana, como Ciro Pessoa, Lanny Gordin e Paulo Miklos. Tocou percussão durante dois anos, entre 1982 e 1983, com o grupo Sossega Leão de música caribenha, período no qual também integrou o grupo Titãs vindo a gravar o primeiro álbum da banda, em 1983. O sucesso de Sonífera Ilha fez com que Andre Jung começasse a excursionar pelo país.

Entrou para o grupo IRA! nos primeiros dias de Janeiro de 1985. Gravou bateria e percussão em todos os 13 álbuns da banda, até sua dissolução em Setembro de 2007.

Durante esse período também veio a gravar três DVDs com o grupo (2000, 2004 e 2007) e excussionou tocando nos mais importantes festivais do Brasil, como: Rock in Rio, Hollywood Rock, Planeta Atlântida, Ceará Music Fest, Festival de Verão de Salvador, Abril ProRock (Recife) e Pop Rock (Belo Horizonte).

Em 1988, como produtor, realizou o primeiro álbum de um artista do Hip Hop brasileiro: “Pergunte A Quem Conhece” disco antológico de Thaíde e DJ Hum, dois anos depois produziu “Hip Hop Na Veia” o segundo álbum da dupla.

Gravou bateria e percussão com vários artistas brasileiros como: “Nação Zumbi”, “Akira S e as Garotas Que Erraram”, “Nasi e os Irmâos do Blues”, “G.U.E.T.O”, “Edgard Scandurra”, “Stevens”, “Manu Gavassi”, etc.

Desde 1993, Andre Jung é endorsee das baterias Pearl. Entre os anos de 1995 e 1999, ao lado de sua carreira musical com o grupo Ira!, Andre foi gerente de marketing da Brazil Percussion, extinta empresa de importação e distribuição de instrumentos musicais, período no qual produziu três CDs coletâneas com 11 composições de bateristas brasileiros cada e editou o Pearl News, publicação bimestral gratuita, com 18 edições realizadas, que chegavam as mãos de cinco mil bateristas espalhados pelo país. A partir de 2001 a fábrica de baquetas C.Ibanez passou a produzir um modelo com seu nome.

Andre também trabalha como cronista especializado em automobilismo. Já escreveu artigos sobre o tema na “Folha de S.Paulo”, comentou, ao Lado de Edgard Mello Filho, corridas de Nascar na Rede Manchete e participa com freqüência de programas de TV para falar de automobilismo. Em 2005, criou e apresentou na rádio Brasil 2000 FM, de São Paulo, o boletim diário “Velocidade on the Rock!” e em 2008 criou e apresentou o boletim diário “Andre Jung na Velocidade da Classic Pan”, na rádio de mesmo nome. É colunista desde 2004 do site “grandepremio.com.br” onde escreve a coluna “Apex” após os GPs de Fórmula 1. Em 2010 Andre Jung foi contratado para comentar a Fórmula Indy no Terra TV.

Em 2008, Andre lançou, pelo selo Azul Music o primeiro álbum de seu projeto pessoal “Urban ToTem”. Nessa empreitada, além de músico também atua como produtor e compositor.

Ainda em 2008, como produtor, arranjador, baterista e percussionista, Andre realizou o álbum “Nothing Comes To Those Who Wait” do cantor e compositor londrino Thomas Jay e como produtor, o álbum “De Zero a Cem” do grupo paulista “Stevens”, ganhador do “Meus Prêmios Nick” da Nickelodeon, na categoria revelação do ano.

Em 2009, Jung co-produziu o primeiro álbum do grupo Etna “A Hora É Agora”, lançado em abril de 2010. Entre 2009 e 2010, produziu o primeiro álbum do grupo “RITZ”, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2011.
Em 2010, trabalhou no primeiro álbum da cantora e compositora Manu Gavassi, no qual, além de tocar bateria e percussão, Andre Jung divide a produção com Rick Bonadio.

Como artista, Andre Jung participa atualmente de um projeto capitaneado por João Gordo (Ratos de Porão) chamado “El Futuro Antigo y los UltimoTipoz” (F.A.U.T.). Uma banda com seis músicos que transita por mambos, cha-cha-chás e outros ritmos latinos.

Site Oficial: www.andrejung.com.br
Coluna “Apex” (Grande Prêmio): http://grandepremio.ig.com.br/colunas/andrejung/
Twitter: @andrejungmann
Urban ToTem: www.urbantotem.com.br
F.A.U.T.: www.myspace.com/losultimotipoz